CÓDIGO 753 - O Código para a Felicidade

O código 753 foi desenvolvido pelos irmãos Valente com o objetivo de preservar a filosofia do Jiu-Jitsu. É um estilo de vida e uma abordagem que nos ajuda a viver uma vida mais equilibrada, fisicamente, mentalmente e emocionalmente.

Foi amplamente inspirado nos princípios samurais do Bushido, o código de princípios morais seguido pelos antigos guerreiros japoneses. O Bushido (literalmente: "o caminho do guerreiro") foi criado para acalmar a violência cotidiana do treinamento e da vocação do samurai na forma de um código moral de conduta pelo qual eles poderiam se guiar. O samurai desenvolveu esse código para evitar se desviar do caminho correto.

O Código 7-5-3 é dividido em 3 seções: As 7 Virtudes de um Guerreiro, As 5 Chaves da Saúde e Os 3 Estados da Mente.

7 = O espírito do guerreiro (Para orientar cada aluno de Jiu-jitsu)

5 = O corpo (estes são os mais importantes para se manter saudável)

3 = A mente (Três mentalidades para dominar a arte do Jiu Jitsu)

ESPÍRITO

Retidão – Virtude de seguir, sem desvios, a direção indicada pelo senso de justiça, pela equidade; virtude de estar em conformidade com a razão, com o dever; integridade, lisura, probidade. Ter um foco e concentrar todas as suas energias para atingir o objetivo sem atalhos.

Coragem – Firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil.
É a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação, coragem não significa ausência do medo, e sim a ação apesar deste. Seguido pela Família Gracie em seus desafios e provando que tamanho não é documento.

 

Benevolência – alguém que demonstra afeto e estima em relação a outra pessoa. Significa demonstrar bondade ou boa vontade em relação a outras pessoas. Essa era uma das maiores virtudes do Mestre Carlos Gracie, sempre exaltou a importância do próximo, como em uma de suas frases mais relevantes: “Manter sempre o semblante alegre e ter um sorriso para todos os que a ti se dirijam”.

Respeito – O respeito demonstra um sentimento positivo por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações especificas e condutas representativas daquela estima. Respeito também pode ser um sentimento específico de consideração pelas qualidades reais do respeitado.

Honestidade – Qualidade ou caráter de ser correto, atributo do que apresenta probidade, honradez, segundo certos preceitos morais socialmente válidos. Característica do que é decente, do que tem pureza e é moralmente irrepreensível.

Honra – é um princípio de comportamento do ser humano que age baseado em valores bondosos, como a honestidade, dignidade, valentia e outras características que são consideradas socialmente virtuosas.

Lealdade – Esta palavra designa alguém em quem se é possível confiar e que cumpre as suas obrigações legais, ou seja, alguém que não falha com os seus compromissos, demonstrando responsabilidade, honestidade, retidão, honra e decência.

CORPO

Exercício – É qualquer atividade que mantém ou aumenta a aptidão física em geral, e tem o objetivo de alcançar saúde e recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço muscular e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas e a perda de peso. Exercícios físicos realizados de forma regular estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças, moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outros benefícios. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão.

Alimentação – Uma alimentação saudável sempre foi um dos pilares da família Gracie, que tinha em Carlos Gracie um mentor. Durante a sua vida estudou os alimentos e o corpo humano, desenvolvendo a alimentação Gracie. Se alimentar de forma saudável proporciona uma melhor qualidade de vida, pois faz com que o corpo funcione de forma adequada, sendo uma das melhores forma de se prevenir doenças.

Carlos e Helio viveram em obediência aos conselhos que disseminaram.

Repouso – O descanso do corpo é tão importante quanto a alimentação e ao treino, descansar o corpo e a mente faz parte do treinamento. Dormir bem é primordial para uma boa qualidade de vida. A privação do sono causa estresse, ansiedade e mau humor, aumenta as chances de engordar e ainda acelera o envelhecimento. Dormir bem também é Jiu-Jitsu.

Higiene – Uma boa higiene é fundamental para uma vida melhor, no tatame será bom para você e também para seus parceiros de treino. Devemos lavar regularmente as mãos, cortar as unhas dos pés e das mãos, manter seu kimono e equipamento de treino sempre limpos, escovar os dentes e etc.

Positividade – Carlos Gracie afirmava para seus alunos a seguinte frase “Pensar somente no melhor, trabalhar unicamente pelo melhor e esperar sempre o melhor.” Essa é a melhor definição de positividade passada por quatro gerações pelos nossos mestres.

MENTE

Atenção (Zanshin) – Estar com a mente ativa, sempre em alerta ao que está ocorrendo ao redor, estimular a visão periférica. Com a prática do Jiu-jitsu o praticante naturalmente desenvolve a habilidade de antever as situações e desenvolve o tempo de reação.

 

Equilíbrio (Mushin) – Denomina-se equilíbrio ao estado em que se encontra um corpo quando as forças que atuam sobre ele se compensam e anulam reciprocamente. Devemos viver uma vida equilibrada, sem exageros.

Fluidez (Fudoshin) – Deixar fluir, esse talvez seja o segredo para a urgência do mundo em que vivemos hoje, onde todos querem resolver tudo de forma imediata, essa urgência tem causado mal estar nas pessoas, onde o segredo pode estar exatamente aqui, no código 753, nesse caso, deixar fluir é a melhor solução, as coisas acontecem no tempo que devem acontecer. Aproveite cada momento, seja feliz!

R. Ministro Gastão Mesquita, 243 - Perdizes

São Paulo, SP  CEP: 05012-010 

info@gjjperdizes.com.br  |  Tel: (11) 3871-2065

REDES SOCIAIS

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

 2020 Gracie Jiu Jitsu Perdizes - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Rodmax80.

Todos logos, imagens e vídeos da Gracie Academy®, Gracie University® e Gracie Jiu-Jitsu® usados com permissão.